Acidente com carro autônomo mata mulher no Arizona (EUA)

Um carro sem motorista do Uber atropelou na noite do domingo, 18, uma moradora da cidade de Tempe, no Arizona, nos Estados Unidos. Segundo a polícia local, Elaine Herzberg, de 49 anos, atravessava a rua fora da faixa de pedestres quando foi atingida pelo veículo, morrendo no hospital. É a primeira vez que um veículo totalmente autônomo se envolve num acidente fatal. O acidente ocorre no momento em que a tecnologia começa a ganhar força no mundo.

Em nota, o Uber disse que na hora do acidente o carro estava na função autônoma, mas que um motorista estava de prontidão dentro do veículo – a empresa não informou, porém, se ele tomou alguma atitude para evitar o acidente. Segundo a polícia, o carro andava a65 km/hno momento da colisão.

O órgão nacional de segurança de trânsito dos EUA investigará o caso. O atropelamento provocou reação imediata no congresso americano, que discute uma lei que pode acelerar a introdução de carros autônomos nas estradas do país.

Futuro. Analistas ouvidos pelo Estado creem que o acidente pode atrasar a popularização da tecnologia. “De modo geral, as pessoas têm medo de carros inteligentes”, disse Fernando Osório, professor de computação da Universidade de São Paulo (USP). “Acidentes assim causam fortes impactos. É como ter medo de andar de avião após um acidente, mesmo sendo seguro.”

Já Bryant Smith, da Universidade de Stanford, disse que o impacto não será tão grande porque reguladores sabem que acidentes podem acontecer.

Fonte: O Estado de S. Paulo, 19/03/2018

Uso de aplicativos aumenta os congestionamentos

Por Jorge Hori* - Pesquisa da Universidade da Califórnia afirma que Waze, Google Maps e outros aplicativos atrapalham mais o trânsito do que ajudam. Segundo as pesquisas, os congestionamentos (...)

Multa moral (RJ)