Mesmo com 16 garagens particulares que oferecem 1.170 vagas e mais as 1.006 disponibilizadas pela prefeitura no sistema Rio Rotativo, o bairro de Ipanema está saturado. Mesmo quem burla as leis de trânsito e pára na calçada encontra dificuldades, já que o passeio público de ruas internas também fica repleto de carros. Com preços que variam R$ 5 a R$ 7 por hora, mais do que o triplo do cobrado pelo Rio Rotativo, os estacionamentos estão sempre abarrotados. Num grande estacionamento da Rua Visconde de Pirajá, há movimento de cerca de 600 veículos por dia.
"Ipanema passou de bairro estritamente residencial a comercial e está saturado porque a infra-estrutura não acompanhou o movimento. Dependendo do horário, achar uma vaga é quase impossível", critica o professor Luiz César Queiroz, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur), da UFRJ.
A falta de locais para estacionar cria uma demanda grande por vagas, elevando os preços cobrados pelas garagens privadas no bairro. Num estacionamento da Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, a RioPark cobra R$ 3 por hora. Em Ipanema, a mesma rede de garagens cobra R$ 5. A GPark tem oito garagens no bairro e cobra R$ 7 por hora. Segundo o sócio-gerente da empresa, Germano Mendes, uma comunhão de fatores torna isso necessário: "O IPTU em Ipanema é um dos mais altos do Rio. Além disso, se cobrar mais barato não tem como oferecer um bom serviço e vira um caos, porque vai todo mundo procurar as garagens", explica ele.
Em função da procura, a GPark deve abrir em breve dois estacionamentos em Ipanema.
Fontes: O Globo (RJ), 13 de outubro de 2007, e site www.ademi.webtexto.com.br

Indenização em Área Azul (14/10/2007)

Em matéria veiculada no Jornal Cidade, no dia 7, foi publicado que a empresa Hora Park havia sido condenada a pagar uma indenização de R$ 8.500,00 a um morador de Itirapina que teve seu carro furtado (...)

EstaR tem aumento após 6 anos (12/10/2007)