Duas novas rotatórias serão implantadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no Marapé e na Aparecida, em Santos, litoral paulista. Com isso, o município passará a ter 18 cruzamentos com esse dispositivo redutor de velocidade para veículos, conforme a Tribuna de Santos. No Marapé, a rotatória será colocada no cruzamento das ruas Nilo Peçanha e Antonio Bento de Amorim, um local onde os moradores já vinham apontando problemas há algum tempo. Na Aparecida, o redutor de velocidade será implantado no cruzamento das ruas Primeiro de Maio e Jurubatuba, outro ponto considerado crítico pelos habitantes.
O presidente da CET, Rogério Cranstchaninov, explica que nem sempre é possível atender as solicitações dos munícipes: ''Há áreas que não comportam um equipamento desse tipo''. Um exemplo é o cruzamento das ruas Antenor Bué e Frei Francisco Sampaio, no Embaré, que registra queixas de moradores, mas é rota de ônibus: ''Os coletivos não conseguiriam fazer o contorno exigido. Para esse local estamos estudando outros tipos de intervenções, como o reforço da sinalização de solo e novas placas de alerta''.
Segundo Cranstchaninov, há locais em que foram instalados tachões em cruzamentos para permitir a visualização do trânsito. O Boqueirão é o bairro que concentra o maior número de rotatórias, com quatro redutores do gênero.
Fonte: A Tribuna - Santos (SP), 21 de abril de 2008

Em 10 anos, R$ 18 bi em multas (abril/2008)

Desde a implantação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em 1998, os motoristas do País pagaram R$ 18,2 bilhões em multas, segundo dados divulgados pela revista Transporte Mundial. O valor, conside (...)

São Paulo bate mais um recorde de congestionamento (18/04/2008)