No Brasil as leis de trânsito não têm restrições quanto à idade do condutor, ressalta Alexandre Aragão no site Motorblog. Em sua opinião, há aspectos positivos e outros nem tanto. O lado bom é que as pessoas da melhor idade ganham uma liberdade que não têm em outros países. Em contrapartida, elas não têm a mesma mobilidade e agilidade que possuíam outrora.
Pensando nisso, a Nissan desenvolveu uma roupa para ser usada nos test-drives, que faz com que o piloto tenha a mobilidade reduzida, simulando os movimentos de um idoso. Além disso, o traje também simula visão embaçada, mau equilíbrio e peso extra - para dar o efeito de força reduzida. No futuro, prevê Aragão, com o aumento da população idosa em todo o mundo, os carros terão de ser especialmente adaptados às necessidades desse público.
Fonte: motorblog.blogtv.uol.com.br, 19 de abril de 2008

Categoria: Mundo do Automóvel

Em 10 anos, R$ 18 bi em multas (abril/2008)

Desde a implantação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em 1998, os motoristas do País pagaram R$ 18,2 bilhões em multas, segundo dados divulgados pela revista Transporte Mundial. O valor, conside (...)