Parking News

Os seguidos recordes de congestionamento em São Paulo fizeram com que a prefeitura adotasse diversas medidas operacionais para amenizar o trânsito na Capital. Mas há ainda outra iniciativa já proposta anteriormente e que agora volta à tona - o projeto denominado "Transporte Solidário", ressalta reportagem de Bruna Rodrigues e Paula Ramos, divulgada no Maplink.
Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), a cidade tem média de 1,49 pessoa por carro, um índice de ocupação considerado muito baixo. O próprio presidente da CET-SP, Roberto Scaringella, declarou em recente entrevista à Folha de São Paulo que fazer uma viagem com uma pessoa só é uma forma irracional.
Para atestar os espaços vazios nos automóveis, a reportagem do MapLink foi ao cruzamento das ruas Estela e Vergueiro, na Zona Sul, à tarde. No local, constatou que, dos 1.063 carros que passaram pelo local em 30 minutos, 719 (67,7%) tinham apenas uma pessoa dentro. Com a atual frota de cerca de seis milhões de veículos circulando pela cidade, bastaria que 5% dos motoristas andassem com pelo menos um acompanhante para que aproximadamente 447 mil automóveis deixassem as ruas da cidade. Ou seja, isso aliviaria o trânsito nas principais artérias.
Tendo em vista a necessidade de reduzir o número de veículos para aumentar a fluidez do tráfego, e de quebra melhorar a qualidade do ar, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estuda a possibilidade de implantar o projeto de carona solidária na capital paulista. Segundo a pasta, a intenção é realizar ainda no primeiro semestre deste ano um dia de campanha para estimular os motoristas a aderir a esta forma de transporte.
Além disso, há uma proposta desenvolvida pela secretaria que propõe a criação de um banco de dados na internet para que as pessoas se cadastrem e informem seus itinerários. A partir disso, quem tiver características similares pode formar um grupo de carona.
A carona solidária é uma idéia que ainda encontra resistência por grande parte dos motoristas. Apesar de ser uma medida que reduz o excesso de veículos, este tipo de transporte é apenas um complemento aos outros, aponta a CET-SP.
Fonte: Maplink, 31 de março de 2008

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Em 10 anos, R$ 18 bi em multas (abril/2008)

Desde a implantação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em 1998, os motoristas do País pagaram R$ 18,2 bilhões em multas, segundo dados divulgados pela revista Transporte Mundial. O valor, conside (...)

São Paulo bate mais um recorde de congestionamento (18/04/2008)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) registrou na noite do dia 18 nada menos que 230 km de trânsito em São Paulo, o maior índice do ano até agora, como informa a Agência MBPress para o