Embora oito dessas dez vias estejam na zona oeste, a rua Loefgreen, próxima ao shopping Santa Cruz e ao Hospital São Paulo, na Vila Clementino (zona sul), foi a líder. Lá, a cada cinco dias um veículo é furtado. Foram 72 em 2011.
A Polícia Militar confirma que a proximidade com hospitais e escolas torna uma região visada pelos bandidos. É o caso da rua Capote Valente (Pinheiros), perto do HC (Hospital das Clínicas), e da Barão de Bananal (Pompeia), próxima a uma universidade.
O levantamento aponta, ainda, que em quatro dos cinco bairros com maiores índices terça-feira é o dia da semana com mais furtos - polícia não soube explicar o motivo.
Na Lapa, campeã de furtos, e em Perdizes, terceiro colocado, cerca de 10% dos veículos furtados em 2011 foram levados na tarde de terça.
No total, a cidade fechou o ano com um salto de 4,38% nos furtos de carros em relação a 2010, segundo dados da Polícia Civil. A alta deve ser oficializada esta semana, quando a Secretaria de Estado da Segurança Pública deve divulgar as estatísticas de dezembro.
Policiamento
A PM disse ter realizado, em 2011, 1.956 prisões em flagrante de suspeitos de furto de veículos na capital, e que 40% dos veículos furtados ou roubados foram recuperados.
O delegado-geral de São Paulo, Marcos Carneiro Lima, disse que, neste ano, departamentos da Polícia Civil terão "como prioridade o roubo ao comércio, à residência e o roubo e furto de veículos".
Fonte: Folha de S. Paulo, 23 de janeiro de 2012