Conforme publicado pelo CQCS (Centro de Qualificação do Corretor de Seguros), a proposta deve avançar a partir do próximo mês, quando começa a nova legislatura, cabendo ao CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) formar um cadastro específico para a inclusão de proprietários de veículos que, a partir de um ano do licenciamento ou da transferência para a sua propriedade, não se envolverem, independentemente de culpa, em acidentes que resultem no pagamento das indenizações ou despesas de assistência médica e suplementares.
Medidas
Caso o proprietário do veículo se envolva em acidente que resulte no pagamento das indenizações, independentemente de culpa, ele será excluído do cadastro, perdendo todo o benefício adquirido, só podendo ser reinserido depois de cumpridos dois anos de carência.
Na avaliação do deputado, essa medida vai ajudar a diminuir o número de acidentes. Além disso, ele enxerga outro importante reflexo. "Haverá a valorização do veículo na hora da venda, tendo em vista que o comprador, ao verificar que o proprietário não é beneficiado pelo desconto, pode deduzir que aquele veículo se envolveu em algum acidente e, consequentemente, passou por reparos, e com isso, desistir da compra", afirma Alex.
Fonte: site InfoMoney, 18 de janeiro de 2012