A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou, nesta segunda-feira (17), 800 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na avenida Lacerda Franco, na Vila Mariana, zona sul da capital paulista. O transporte público terá prioridade em direção ao centro, no trecho entre a rua Heitor Peixoto e a avenida Lins de Vasconcelos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 20h e, aos sábados, das 6h às 14h.
No trecho, a via opera com sentido único de circulação. A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, que visa priorizar a circulação do transporte coletivo. De acordo com a CET, com estes 800 metros inaugurados, as faixas exclusivas para ônibus na cidade chegarão a 319,1 km.
Pela avenida Lacerda Franco, no trecho em implantação, circulam nove linhas de ônibus municipais, transportando 50 mil passageiros por dia útil. A frequência média é de 64 ônibus/hora nos horários de picos.
A ativação deste trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 31 de março, a fiscalização será intensificada na via.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Fonte: UOL, 17 de março de 2014

As realidades do transporte (14/03/2014)

Os resultados da mais recente pesquisa sobre mobilidade urbana na Grande São Paulo, divulgados pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, vêm confirmar aquilo que os habitantes da região já sabem, (...)