A arrecadação do governo federal em dezembro somou R$ 90,882 bilhões, informou a Receita Federal dia 20 de janeiro. O valor, recorde, é 16,17% superior ao de dezembro de 2009. No acumulado do ano, o valor coletado em impostos e contribuições totalizou R$ 826,065 bilhões, em números corrigidos pelo IPCA. O montante é 9,85% maior do que o de um ano antes, frisou a agência Reuters.
Em entrevista, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, estimou que em 2011 a arrecadação federal deverá ter aumento nominal de 10%.
Segundo nota da Receita Federal, o aumento de arrecadação no ano passado foi decorrente da "recuperação dos principais indicadores macroeconômicos que influenciam a arrecadação de tributos".
A Receita destacou que a forte atividade industrial, a venda de bens e a massa salarial influenciaram a arrecadação do IPI, do PIS/Cofins e da contribuição previdenciária.
A venda de bens e serviços teve o crescimento mais significativo entre os segmentos macroeconômicos que impulsionaram a arrecadação: alta de 14,4%. Somente em dezembro, a alta foi de 17,1%.
A produção industrial registrou variação positiva de 11,7% no período, e a massa salarial teve alta de 13,2%.
Entre os canais de arrecadação, o Imposto de Renda cobrado das pessoas físicas totalizou R$ 17,68 bilhões, com alta de 10,6%. Enquanto isso, o IR cobrado de pessoa jurídica, somado à Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), recuou 0,14%, para R$ 138,7 bilhões.
Fonte: agência Reuters, 20 de janeiro de 2011

Falhas no Interior aam e-CNH na capital (20/01/2011)

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) adiou pela segunda vez a criação de um sistema mais rígido para a emissão e renovação de carteira de habilitação (CNH) na capital. O principal (...)

Será o fim da poluição? (26/01/2011)