A arrecadação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os automóveis cresceu 163,45% em 2010, na comparação com o ano anterior, e foi a que mais subiu em termos percentuais no ano, segundo dados divulgados pela Receita Federal dia 20 de janeiro. De acordo com a Receita, o aumento pode ser explicado pelo fim da redução do IPI, que aconteceu em março de 2010.
O InfoMoney ressalta que, somente no mês de dezembro, a arrecadação do IPI registrou alta de 96,4%, para R$ 647 milhões, também influenciada pelo término dos incentivos fiscais do Governo Federal.
Histórico
A redução da alíquota do IPI para veículos terminou no dia 31 de março de 2010, após um ano e três meses em vigor. A princípio, a desoneração valeria até março de 2009.
Porém, com as vendas elevadas e a pressão do setor, o governo anunciou a extensão do benefício por mais três meses. Com a economia dando sinais de recuperação, o imposto voltou gradualmente a partir de outubro de 2009. No entanto, em novembro, o governo anunciou novas desonerações fiscais, sendo que o IPI continuaria reduzido somente para os carros flex até 31 de março do ano passado.
Fonte: site InfoMoney, 20 de janeiro de 2011

Falhas no Interior aam e-CNH na capital (20/01/2011)

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) adiou pela segunda vez a criação de um sistema mais rígido para a emissão e renovação de carteira de habilitação (CNH) na capital. O principal (...)

Será o fim da poluição? (26/01/2011)