Parking News

Zona Azul será modernizada com bilhete eletrônico (Suzano)

zonaazulriobranco-224

A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana deu início ao processo de modernização da cobrança do estacionamento rotativo (Zona Azul) da cidade. O novo modelo, que teve sua implantação iniciada ontem (20), vai substituir gradativamente os talões de papel pelos bilhetes eletrônicos, permitindo que motoristas parem os carros nas vagas disponíveis na malha central do município.

A iniciativa tem como objetivo tornar mais eficiente o trabalho dos fiscais da Zona Azul que atuam no Centro de Suzano, além de oferecer ao condutor mais opções de compra e de regularização – de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 18h30, e aos sábados, das 9 às 13 horas. O projeto de implantação do sistema eletrônico está sendo elaborado pelo governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) e pela empresa responsável, atualmente, pela cobrança no município.

Segundo Fábio dos Santos Alves, supervisor da empresa que explora o serviço de Zona Azul em Suzano, o principal diferencial do sistema que será implementado em comparação com o que é utilizado atualmente é a substituição do talão de papel por tíquete eletrônico (e-ticket), que será emitido pelos fiscais do estacionamento rotativo e também estará disponível em estabelecimentos conveniados. Os condutores ainda poderão ter acesso ao serviço por celular, via aplicativo. Para tanto, será necessário efetuar um cadastro.

Alves explicou que, a partir do banco de dados, será mais fácil a obtenção dos créditos para a utilização da Zona Azul, frisando que não haverá alteração no valor cobrado atualmente. O tíquete custa R$ 1,50, com validade de uma a duas horas, dependendo da região da cidade.

“O papel que fica hoje no painel do carro, validando o estacionamento de Zona Azul, será substituído pelo tíquete eletrônico, que será aferido pelos fiscais. O usuário nem precisará comprar o tíquete com um fiscal, sendo possível obter créditos pela internet, com cartão de crédito ou débito”, explicou.

Haverá um período de transição quanto à implantação do novo sistema de Zona Azul em Suzano, substituindo gradativamente os tíquetes de papel.

Fonte: Diário de Suzano - Suzano - 17/03/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Os custos da automação nos estacionamentos

Por Jorge Hori* Os estacionamentos pagos tendem a ampliar a automação, incorporando os avanços tecnológicos. Ingresso e saída automatizados dos carros já estão amplamente adotados, mas ainda dependem (...)

Parada gratuita em shoppings

Circula na internet a informação de que uma lei garante a gratuidade de estacionamento em shoppings do Estado de São Paulo. O benefício, segundo a mensagem divulgada, é voltado para os clientes que co (...)

Zona Azul volta ao Centro (Sorocaba)

A Zona Azul, o Estacionamento Rotativo Regulamentado no Centro de Sorocaba, voltou a funcionar efetivamente ontem (20). Para divulgar e orientar os sorocabanos sobre as novas regras do estacionamento (...)

Tatuí cria vagas de curta duração no Centro

Começaram dia 13, em fase educativa, as vagas de estacionamento de curta duração na região central de Tatuí. O Departamento Municipal de Mobilidade Urbana implantou 30 vagas, sem custo, em que o veícu (...)

Mais dois bairros vão ter rotativo até julho (ES)

Vitória vai contar com mais 2.500 vagas de estacionamento em sistema rotativo até julho. O sistema passará a funcionar em mais dois bairros, Bento Ferreira e Praia do Suá, além de ser ampliado em outr (...)

Governo privatiza estacionamento (MG)

Já está em fase final o processo de licitação para conceder à iniciativa privada a exploração do estacionamento da Cidade Administrativa, localizada no Bairro Serra Verde. A concessão anterior termino (...)

Belém não tem espaço para estacionar

Cresce o número de automóveis, mas não o de garagens e menos ainda de estacionamentos públicos na capital. Por conta da ausência de locais para estacionar os veículos, muitos condutores acabam, todos (...)


Seja um associado Sindepark