Vitória vai contar com mais 2.500 vagas de estacionamento em sistema rotativo até julho. O sistema passará a funcionar em mais dois bairros, Bento Ferreira e Praia do Suá, além de ser ampliado em outras dois locais, em Santa Lúcia e na Cidade Alta, no entorno da Catedral.
Segundo o Secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), Oberacy Emmerich Júnior, a previsão é de que até metade do ano as novas vagas do sistema rotativo estejam implantadas nos quatro bairros. Para que os parquímetros comecem a funcionar é necessário que a empresa contratada pela prefeitura realize um estudo e faça um projeto para apresentar à administração.
O secretário contou que até o mês de maio já deve estar tudo decidido. As ruas e o número de parquímetros a serem instalados ainda serão definidos pela empresa. “Cada parquímetro tem que estar no mínimo a100 metrosum do outro. A empresa é que estipula o total de máquinas”, esclareceu Emmerich. Em Bento Ferreira, por exemplo, segundo o secretário, a necessidade de instalação dos parquímetros é na região da Secretaria de Educação (Sedu) e do Centro de Educação e Tecnologia Ariovaldo Fontes (Senai), pelo grande fluxo de pessoas.
O sistema rotativo admite até três horas de ocupação por vaga. Quem precisar usar por mais tempo precisa procurar outra vaga. A verba arrecadada pelo sistema rotativo é usada exclusivamente no trânsito.
Fonte: A Gazeta - Vitória - 18/03/2017