Cresce o número de automóveis, mas não o de garagens e menos ainda de estacionamentos públicos na capital. Por conta da ausência de locais para estacionar os veículos, muitos condutores acabam, todos os dias, parando onde não devem. Pelas ruas de Belém, não é raro encontrar, diariamente, carros e motocicletas estacionadas em frente a residências, escolas, lojas etc.
Quem padece com a falta de consciência e cordialidade destes condutores, no entanto, são os moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais que, frequentemente, se encontram impedidos de entrar e sair de suas próprias casas e locais de trabalho por conta dos veículos que obstruem garagens particulares e até calçadas.
A Prefeitura de Belém informou que estacionar em frente de garagem é uma infração considerada média, com multa no valor de R$130,16 e quatro pontos na habilitação. Mas a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) esclareceu que para que o estacionamento se caracterize como uma infração de trânsito é preciso que em frente à residência haja uma guia rebaixada destinada à entrada e saída de veículos ou mesmo sinalização que indique a proibição.
Fonte: O Liberal - Belém - 14/03/2017