Em números, os primeiros cinco dias de aula neste ano (entre quarta-feira da semana passada e a última terça) registraram média de 226,2 km de congestionamento. No ano passado, a média foi de 184,8 km (o aumento é de 41,4 km). À tarde, o aumento em quilômetros é um pouco maior, 44 km, embora porcentualmente o crescimento tenha sido menor.
A CET estima que o período de férias seja responsável por uma redução de 20% no número de viagens feitas dentro da cidade de São Paulo. "A atual frota circulante gira em torno de 3,8 milhões de veículos. A diminuição dos índices de lentidão nos meses de férias não está condicionada apenas ao recesso escolar. Há uma maior incidência de pessoas que saem de férias nesse período e há instituições que dão férias coletivas para seus funcionários. Há também viagens de interesse em torno de escolas e empresas que, no período de férias dessas instituições, tendem a cair", diz a companhia.
Segundo os dados da CET, a lentidão durante as férias ficou maior neste ano: média de 48 km, ante 45 registrados em julho passado.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 9 de agosto de 2012