Segundo o R7, o levantamento será dividido em outros procedimentos, além do contato domiciliar: entrevistas em terminais de passageiros, englobando a rodoviária, a estação de metrô e os aeroportos de Confins e da Pampulha, além da Estação Ferroviária Central; contagem de veículos feita nas linhas de travessias em postos móveis; contagem de veículos nas principais entradas e saídas da região e, por último, a pesquisa espontânea, que o cidadão poderá responder online no site da Secretaria de Gestão Metropolitana.
A tecnologia empregada na pesquisa é um dos pontos ressaltados pelo secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira.
"A pesquisa online e o uso de tablets e smartphones durante o levantamento são grandes inovações. Estes recursos vão permitir um planejamento mais seguro e bem detalhado quanto aos investimentos que serão feitos."
Frota cresce oito vezes mais que população
Entre 2002 e 2011, a frota de veículos na região metropolitana de BH cresceu 8,7%, contra 1,1% da população, conforme os últimos dois Censos realizados pelo IBGE. Isto significa que há um veículo para cada dois habitantes. Se esta tendência continuar, até 2020 será um veículo por habitante na região.
A Pesquisa Origem Destino será coordenada pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana em parceria com as secretarias de Estado de Gestão Metropolitana e de Transportes e Obras Públicas (Setop).
Fonte: portal R7, 7 de agosto de 2012