O responsável pela criação e distribuição é o publicitário capixaba Paulo Rios, que trabalha na Vila Madalena e mora na Vila Olímpia, na zona sul, e vai trabalhar todos os dias de bicicleta. "As ruas daqui ficam perigosas com o tráfego de atalho, ou seja, os carros que fogem das avenidas congestionadas por dentro do bairro nos horários de pico e no almoço."
Morador de Perdizes, na zona oeste, e frequentador da Vila Madalena, o produtor audiovisual Eduardo Abramovay lembra que outras grandes cidades do mundo já começaram a empregar o conceito de "traffic calming", reduzindo o limite de velocidade e estimulando o convívio pacífico entre motoristas, ciclistas e pedestres. Rios cita como exemplo o Charquinho, em Lisboa, que adotou a chamada Zona 30.
Em seus panfletos, o movimento lembra que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já estabelece que a velocidade máxima autorizada nas vias locais é de 30 km/h. Na prática, porém, não é o que se observa. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) disse que a Vila Madalena e Moema, na zona sul, são bairros onde se estuda impor redução de velocidade. No mês passado, a CET lançou a chamada Área 40 no centro de São Paulo, a primeira região com restrição (a 40 km/h).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 4 de novembro de 2013