Parking News

A avenida Moreira Guimarães é a campeã de multas por invasão de faixa exclusiva de ônibus no corredor norte-sul. É o que mostra um levantamento feito pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), com exclusividade para a Folha. No total, 2.157 motoristas foram flagrados pelos agentes invadindo a faixa segregada em setembro - um quarto do total. Em todo o corredor, entre a praça Campo de Bagatelle, na zona norte, e a avenida do Jangadeiro, na zona sul da cidade, foram aplicadas 8.669 multas no mês de setembro.
Neste período, a faixa efetivamente funcionou por 21 dias - a via só é exclusiva dos coletivos de segunda a sexta-feira das 6h às 22h. Na prática, isso significa uma multa a cada 2 minutos e meio.
Em média, os 70 agentes espalhados pelo corredor aplicaram quase seis multas, cada um, por dia.
A avenida Moreira Guimarães tem diversas ruas perpendiculares, o que indica que a maioria das autuações é aplicada quando os motoristas entram na faixa antes do trecho seccionado, o que é proibido por lei.
Na hora do rush, quando passam 26.299 veículos e 386 ônibus por hora, com constantes congestionamentos, o desrespeito é evidente no trecho. Quem for flagrado paga multa de R$ 53,20 e ainda têm três pontos na carteira.
No mesmo período, na avenida Paulista, por exemplo, foram aplicadas 563 multas por invasão de faixa exclusiva de ônibus - quase duas multas aplicadas por dia pelos 15 agentes que se revezam em cinco turnos na via.
Todos estes números consolidam as autuações feitas somente por agentes da CET e fiscais da SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal). Em nenhuma das duas avenidas, a prefeitura dispõe de radares para flagrar o motorista invadindo a faixa de ônibus.
Em toda a cidade, foram mais de 202 mil multas por desrespeito da faixa de ônibus em setembro. São Paulo tem, no total, 339 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus. Neste ano foram segregados 248 km de vias exclusivamente aos coletivos.
Radares
Uma forma de inibir o abuso dos motoristas na faixa de ônibus seria a instalação de radares, promessa feita pelo secretário de transportes Jilmar Tatto ao intensificar a instalação de faixas de ônibus na cidade.
No total, a companhia tem três equipamentos instalados e em operação para fiscalizar esse tipo de infração.
Esses radares estão localizados na rua Melo Freire, na zona leste, e os dois mais recentes na rua Teodoro Sampaio, na zona oeste, e na avenida Aricanduva. Estes dois últimos equipamentos começaram a operar no último dia 30 de setembro.
Com a ampliação do número de faixas exclusivas na cidade, a prefeitura pretende aumentar também o número de equipamentos. Ao todo serão 240 radares até o começo do ano que vem. Os locais onde os novos radares serão instalados ainda estão sendo definidos pela CET.
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de novembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vem pra rua (03/11/2013)

A Prefeitura de São Paulo tenta acordo para abrir as 800 vagas do estacionamento da Assembleia Legislativa para os frequentadores do Parque do Ibirapuera aos domingos, quando a entrada de carros é pro (...)

Nova lei vai exigir melhor estrutura (30/10/2013)

Uma lei municipal que entrará em vigor no final de novembro promete mexer com os estacionamentos particulares de Sorocaba. Publicada em 28 de maio e com prazo de 180 dias para os estabelecimentos se a (...)

Novo rotativo vai ter 2.999 vagas (30/10/2013)

A falta de vagas nas áreas mais movimentadas da cidade é uma queixa frequente de motoristas. O sistema de estacionamento rotativo será implantado até o final do ano na Praia do Canto, no Centro e em S (...)


Seja um associado Sindepark