Segundo o Metrô, a nova ciclovia ficará do outro lado do rio e terá cerca de 8 km de extensão. Ela irá da ponte João Dias até a Cidade Jardim e será instalada no traçado de uma pista já existente, usada pela Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).
A nova ciclovia, no entanto, levará cerca de três meses para ficar pronta. Como há a necessidade de iniciar logo as obras do monotrilho e interditar o trecho, vans vão transportar os ciclistas no trecho interditado no período.
Segundo o Metrô, quatro vans serão equipadas com uma espécie de carreta que fará o transporte dos ciclistas e de até 14 bicicletas cada uma.
Segundo o Metrô, serão colocados acessos especiais para ciclistas nas pontes Cidade Jardim e João Dias, com escadas, rampas e canaletas.
O Metrô informa ainda que um trecho de cerca de 80 m da ponte receberá alambrados nas laterais para propiciar segurança aos ciclistas.
Questionado quando começará a interdição e o serviço de vans, o Metrô diz que aguarda uma reunião com o Ministério Público Estadual para aprovar a medida.
Segundo o Metrô, a interdição de 4,2 km da ciclovia atual é necessária para implantar 66 pilares de sustentação e 132 vigas por onde passarão os trens do monotrilho.
A ciclovia, inaugurada em 2010 pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), recebe nos dias úteis cerca de 600 ciclistas. Nos finais de semana, o número sobe para 4.000.
Fonte: Folha de S. Paulo, 01 de novembro de 2013