A novidade inclui 20 trólebus e 30 ônibus superarticulados - com 23 metros de comprimento cada um. Estes comportam até 160 passageiros, sendo 70 sentados. Ar condicionado, poltronas com encosto para cabeça, iluminação led, tomadas internas para os passageiros carregarem celulares, notebooks e outros aparelhos, além de vidros panorâmicos, fazem parte da configuração destes novos veículos.
Os veículos contam ainda com motor (Euro 5), que emite menos poluentes que os convencionais. Segundo a Metra, foram investidos R$ 30 milhões só com os superarticulados.
Já os 20 trólebus, que têm 18 metros de comprimento, possuem os mesmos itens dos superarticulados, mas não emitem nenhum poluente na operação. Como diferencial, têm baterias de armazenamento de energia, que possibilitam o deslocamento do trólebus por aproximadamente dez quilômetros após uma eventual interrupção de fornecimento de energia elétrica, evitando transtornos e/ou eventuais problemas na rede.
Os novos ônibus da Metra estão em circulação desde o final do mês de maio. Por mês, cerca de 5,5 milhões de passageiros são atendidos pela empresa.
Fonte: DCI (SP), 31 de outubro de 2013