No total foram 143.050 unidades em onze dias úteis. A esperança do setor é de uma melhora até o fechamento do mês, porque a segunda quinzena é maior, com 12 dias úteis. Mas o volume de vendas diárias não deverá melhorar muito até o fim do mês.
Na classificação por marca, a Fiat continua na frente, mas está perdendo terreno para as duas principais concorrentes: GM e Volkswagen. A diferença entre as três é de apenas 1,1 ponto percentual, a menor margem registrada entre elas nos últimos tempos. A Fiat tem 19,7% na quinzena, a GM 19,2% e a Volkswagen 18,6%.
A GM, que nos últimos meses passou a brigar com a Volkswagen pela segunda posição no ranking, neste mês está ameaçando também a Fiat.
No acumulado do ano, no entanto, a Fiat (21,7%), mantém uma boa distância sobre as concorrentes, mas os volumes de participação da Volkswagen (18,8%) e da GM (18,1%) são bem próximos.
Isolada na quarta posição, a Ford tem 9,7% na quinzena; em seguida a Hyundai confirma a posição conquistada no mês passado de líder entre as montadoras novas, na frente da Renault. A coreana tem 6,18% na quinzena e a francesa 5,74%.
A seguir, completam a lista das dez marcas mais vendidas, nesta ordem: Toyota, Honda, Citroën e Nissan.
A surpresa no ranking por modelo foi o crescimento do Fiesta hatch, que ficou em segundo lugar na quinzena. O carro da Ford vendeu 6.203 unidades (Fiesta Rocam + New Fiesta), superando o Uno (6.091) e o Palio (5.824), que ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente. O Gol mantém a liderança folgada.
Fonte: UOL, 16 de outubro de 2013