Adriana mora na Mooca, na zona leste, e trabalha em Santo Amaro, na zona sul. ?Era estressante e cansativo. Como não havia a conexão entre as linhas, não tinha opção de caminho. Hoje, gasto uma hora para fazer o mesmo trajeto?.
Para atender todo esse contingente ? média de 650 mil passageiros transportados por dia útil ? os trens da linha realizaram mais de 450 mil viagens no trecho entre as estações Luz e Butantã, equivalente a uma distância de 4,5 milhões de km percorridos nos atuais 9,5 km de trilhos.
No ano passado, a Linha 4-Amarela obteve avaliação favorável de 85% dos usuários de transporte público na cidade de São Paulo e região metropolitana, pela Pesquisa de Imagem 2012 da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). E, em 2013, ela foi escolhida como melhor PPP (Parceria Público-Privada) da América Latina e Caribe pelo IFC (Internacional Finance Corporation), entidade financeira ligada ao Banco Mundial.
Outra fase
Quando as cinco novas estações (Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia) da Fase 2 estiverem prontas, a Linha 4-Amarela terá 12,8 km de extensão e 11 estações, ligando a região da Luz, no centro da cidade, ao bairro de Vila Sônia, na zona oeste.
Segundo a assessoria do Metrô, as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi serão inauguradas em 2014, sem dar previsão do mês em que isso deve ocorrer. A estação Vila Sônia - com terminal de ônibus - só deve ser aberta em 2015. A assessoria não informa se, pelo planejamento, o início das operações nos casos será em horário integral.
A expectativa é que, quando totalmente finalizada, a linha 4 transporte, com as 11 estações, cerca de um milhão de passageiros diariamente. Serão 29 trens em operação - hoje são 14 - para atender a demanda, estimada em cerca de 1 milhão de passageiros por dia/útil.
Fonte: band.com.br, 16 de outubro de 2013