Parking News

A Câmara de São Paulo aprovou dois projetos que entregam à iniciativa privada terrenos públicos para a construção e exploração de estacionamentos e terminais de ônibus na cidade por até 30 anos. Os dois textos do prefeito Fernando Haddad foram aprovados em primeira votação, mas devem ir a segunda nas próximas semanas, conforme noticiou a Folha.
A aprovação faz parte de acordo feito entre os vereadores para votar projetos urgentes do prefeito, assim como o aumento do IPTU, que tinha sido adiado para a semana passada. Na mesma sessão foram aprovados projetos de vereadores.
No caso dos estacionamentos, o governo pretende fazer no ano que vem a licitação para exploração das respectivas áreas, que ainda serão definidas. Iniciativas semelhantes foram apresentadas pelas gestões Gilberto Kassab e Marta Suplicy, mas não foram adiante.
O projeto vai na contramão da política de Haddad de priorização do transporte público e mais restrições aos carros, com a ampliação das faixas exclusivas de ônibus.
Por outro lado, a cidade não tem vagas suficientes de estacionamento. As áreas de zona azul estão saturadas e os estacionamentos estão cada vez mais caros na cidade por causa da alta demanda. Uma vaga de mensalista no centro da cidade e na região da Berrini (zona sul) chega a custar R$ 600. As diárias chegam a R$ 30.
A gestão Haddad também dará andamento a licitações de estacionamentos na região central, projetos da gestão passada. São na Praça Roosevelt e nas áreas do Mercadão e da rua 25 de Março.
Segundo os textos, as áreas serão devolvidas à prefeitura após o fim da concessão. As empresas que entrarem no negócio terão que fazer melhorias no viário do entorno. Eventuais desapropriações de áreas para obras viárias terão que ser pagas pelos empresários.
Fonte: Folha de S. Paulo, 16 de outubro de 2013

Categoria: Mercado


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