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Na contramão do mercado de veículos novos - que, mesmo com IPI reduzido, acumula retração de 8,6% de janeiro a julho deste ano -, o de usados não para de crescer. Números divulgados pela Fenabrave, federação que representa os distribuidores, mostram que este segmento avançou 3,8% nos primeiros sete meses deste ano sobre mesmo intervalo de 2013, para 5,7 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus usados comercializados.
Segundo a federação, a cada veículo leve novo emplacado no período, foram negociados 3,2 usados no País. Nos últimos anos, esta relação estava abaixo de 3. A mesma comparação pode ser feita para pesados: a cada caminhão ou ônibus novo adquirido, saíram das revendas 2,4 usados.
Foram vendidos 4,4 milhões de automóveis usados nos primeiros sete meses, volume 3,2% maior do que o vendido de janeiro a julho do ano passado. Os comerciais leves tiveram alta de 8,2%, para 999,4 mil unidades. Enquanto caminhões (191,6mil) e ônibus (26,2 mil) apresentaram retração de 2,3% e 8,7%, respectivamente.
A Volkswagen manteve-se líder no mercado de leves usados, com uma fatia de 24,7% no acumulado do ano. A Fiat aparece em segundo lugar, com 22,5%. É seguida por Chevrolet, com 21,4%; Ford, com 10,4%; e Renault, com 3,5%.
JULHO
Somente em julho, foram negociados 924,8 mil veículos usados, entre leves e pesados, no País. O volume representa alta de 5,8% sobre igual mês de 2013 e de 23% sobre junho deste ano, que foi prejudicado pelo menor número de dias úteis em decorrência da Copa do Mundo.
O veículo mais vendido de julho foi o Volkswagen Gol, com 100,3 mil unidades. Fiat Uno, o segundo mais procurado, fechou com 61,6 mil vendas. O Fiat Palio teve 55,2 mil unidades comercializadas. O Chevrolet Celta ficou com 32,8 mil e foi o quarto mais vendido. Também da Chevrolet, o Corsa usado foi adquirido por 32,2 mil clientes no mês de julho.
Fonte: revista Automotive Business, 11 de agosto de 2014

Categoria: Geral


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