Toda mudança disruptiva leva a novas oportunidades. É o que ocorre neste momento para quem pensa em comprar ou vender imóveis na cidade de São Paulo. Em 30 de junho, a Câmara aprovou o novo Plano Diretor do município. O projeto determina diretrizes para a construção de empreendimentos. O objetivo principal é melhorar a mobilidade na capital paulista, estimulando o uso do transporte público. As mudanças de regras irão mexer com o mercado imobiliário. O Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) estima um aumento de 5% a 15% no preço dos apartamentos, a partir de 2015, quando devem ser construídos os primeiros edifícios sob as novas regras. Listamos abaixo algumas das oportunidades de investimento com as alterações - e os pontos que requerem atenção, para não perder dinheiro.
ONDE FICA MAIS CARO MORAR A oferta de apartamentos nos miolos dos bairros, fora dos chamados eixos (as regiões próximas a metrôs, trens e corredores de ônibus), deve diminuir. Com isso, o preço desses imóveis tende a subir. Os miolos dos bairros serão alvo de duas restrições. Enquanto nos eixos será permitido construir edifícios até quatro vezes o tamanho do terreno, neles o limite será de duas vezes. Nos eixos, o Plano Diretor não impõe limite de altura para os prédios. Já nos miolos dos bairros residenciais, em média, as construções não deverão ultrapassar os oito andares. "Fora dos eixos, os níveis de produção de imóveis devem cair, devido às restrições, e a escassez fará com que os imóveis aumentem de preço", afirma Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP.
GARAGENS PRECIOSAS Nos eixos, a construção de uma segunda garagem por apartamento fica mais onerosa, já que ela passa a contar como área construída. A tendência é que os imóveis com mais de uma garagem nessas regiões subam de preço. "Hoje, a maioria das casas tem dois carros e essa regra vai encarecer e/ou reduzir significativamente a área útil das unidades residenciais", afirma Luiz Paulo Pompéia, diretor da consultoria imobiliária Embraesp.
CONTRA A ESPECULAÇÃO Quem compra terreno com intuito de esperar sua valorização para depois vendê-lo deve ficar atento. Pelas novas regras, o IPTU será progressivo. Quanto mais tempo o terreno estiver "abandonado", maior será o imposto pago pelo proprietário.
Fonte: Revista Época Negócios (SP), 1º de agosto de 2014
Outras matérias da edição
Fluidez é o desafio das grandes metrópoles brasileiras (07/08/2014
Longas filas de carros e ônibus em vias congestionadas virou cenário recorrente em centros urbanos do Brasil. Belém, Salvador e Rio de Janeiro são cidades que possuem problemas de mobilidade parecidos (...)
Metrô leva multa por opinião de clientes (06/08/2014)
O resultado de uma pesquisa de satisfação com os usuários levou a uma multa de R$ 500 mil ao metrô do Rio. A pesquisa de opinião é exigência da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Tr (...)
USP vai avaliar benefícios de faixas e ciclovias de SP (08/08/2014
A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo firmou uma parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) para avaliar quais ganhos a instalação de faixas exclusivas de ôni (...)
Brasil encerra o semestre como o quinto maior mercado (08/08/2014)
Com queda de 7,3% nas vendas de carros e comerciais leves, o Brasil encerrou o primeiro semestre deste ano como o quinto maior mercado, segundo levantamento da consultoria Jato Dynamics, realizado com (...)
Caminhões sem controle (06/08/2014
Seis anos se passaram desde que a prefeitura restringiu a circulação de caminhões de manhã e de tarde em diversas regiões da cidade. A regra, no entanto, parece ser mais uma daquelas que não pegaram. (...)
Multa em faixa exclusiva de ônibus em SP quintuplica (07/08/2014)
As multas por transitar na faixa exclusiva à direita para ônibus aumentaram quase na mesma proporção em que se ampliou a área reservada aos coletivos na capital. As autuações passaram de 78.446 para 3 (...)
EUA têm crescimento de quase dois gitos (11/08/2014)
O mercado de veículos norte-americano voltou a registrar crescimento expressivo, de quase dois dígitos. Números divulgados pela consultoria Focus2Move mostram que os Estados Unidos venderam 1,4 milhão (...)
Vendas de usados avançam 3,8% de janeiro a julho (11/08/2014)
Na contramão do mercado de veículos novos - que, mesmo com IPI reduzido, acumula retração de 8,6% de janeiro a julho deste ano -, o de usados não para de crescer. Números divulgados pela Fenabrave, fe (...)
Grupo cria projeto para instalação de estacionamentos de bicicletas no RS (18/08/2014)
Um projeto liderado por ciclistas busca verbas para a instalação de paraciclos, que são suportes para bicicletas, em ruas de Porto Alegre. Centenas de pessoas que utilizam o meio de transporte pedalar (...)
Projeto que altera lei da Área Azul em Uberaba volta à pauta no Legislativo (18/08/2014)
Após seis meses, o Projeto de Lei que pretende alterar o sistema do estacionamento rotativo em Uberaba, dividindo em Área Azul e Área Vermelha, volta à pauta da Câmara Municipal. A proposta estabelece (...)
Comerciantes de SB apelam à CM por mudanças (12/08/2014)
Proprietários de estabelecimentos comerciais localizados na região central de Santa Bárbara (SP) pedem alterações na lei que regulamenta o estacionamento rotativo no Centro do município, a chamada Zon (...)
CET aceita rever ciclovia na zona sul (16/08/2014)
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aceitou vistoriar a recém-inaugurada ciclovia da Chácara Santo Antônio, na zona sul de São Paulo, para verificar possíveis falhas na execução da obra e na es (...)
Ônibus ficam 22% mais rápidos na faixa da 23 de Maio (19/08/2014)
Se alguém tem dúvidas sobre os efeitos das faixas exclusivas de ônibus do corredor norte-sul (que inclui a avenida 23 de Maio), não devem ser os passageiros das linhas que ali trafegam. Dados de GPS d (...)
TJ manda reajustar pedágio de Castelo, Anchieta e Imigrantes (13/08/2014)
Por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, pedágios das Rodovias Castelo Branco, Imigrantes e Anchieta aumentaram dia 13. O aumento tem base na inflação medida pela variação do Índice Nacional d (...)
Multas por desrespeito a ciclistas triplicam (19/08/2014)
A prioridade às bicicletas, nova bandeira da gestão Fernando Haddad, está pesando no bolso dos motoristas: as multas aplicadas pela CET nas ruas de São Paulo por desrespeito aos ciclistas quase tripli (...)
Lei ainda é descumprida (15/08/2014)
Em vigor desde o último dia 6, a lei municipal dos estacionamentos ainda está sendo descumprida, conforme constatou O Povo em visitas a estabelecimentos no Centro e na Aldeota. Em um dos estacionament (...)
Fim das Zonas Azuis?
(...)