Os Estados Unidos permaneceram em segundo lugar do ranking, com alta de 4,2% nas vendas de leves. O Japão demonstrou recuperação, conseguiu crescimento de 10,7% na comparação anual, e garantiu a terceira colocação. A Alemanha subiu para a quarta posição ao registrar aumento de 2,7%, ultrapassando o Brasil.
Na sexta colocação está a Grã-Bretanha, com aumento nas vendas de 11,3% no acumulado até junho em relação ao ano passado. Na sétima e oitava posições aparecem Índia e Rússia, com retração de 4,8% e 7,9%, respectivamente. Nos dois últimos lugares entre os 10 maiores mercados ficaram a França e o Canadá, ambas com resultados positivos de 2,6% na soma dos seis primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado.
Marcas
A Toyota foi a marca mais vendida no primeiro semestre deste ano. Com 3,2 milhões de unidades entregues, a empresa teve alta de 1,74% no primeiro semestre sobre igual intervalo do ano passado. Logo em seguida, na segunda posição, está a Volkswagen, com crescimento de 2,51%, para 3 milhões de veículos vendidos.
A Ford ocupa o terceiro lugar com alta de 2,14% de veículos vendidos no semestre se comparado ao ano passado, totalizando 2,7 milhões de carros. A Nissan, à frente da Chevrolet, vendeu 2,1 milhões, em alta de 7% e garantiu a quarta colocação. A marca da GM ficou em quinto lugar, com 2,1 milhões de unidades comercializadas, volume 5,3% menor do que o do ano passado.
Fonte: revista Automotive Business, 8 de agosto de 2014