Elas passaram de 3.565 para 10.263 - 57 a cada dia. E a tendência reconhecida pela prefeitura é que as punições aumentem devido ao projeto para construir 400 km de ciclovias até 2015 e a uma novidade da fiscalização.
A gestão petista passará a usar radares para flagrar carros e motos que trafegarem nas pistas destinadas às bicicletas - infração gravíssima, com multa de R$ 574,62.
Hoje as multas por desrespeito a ciclistas são aplicadas só por marronzinhos.
Desde 2012, sob Gilberto Kassab, a CET adaptou três artigos do código de trânsito para punir motoristas que se aproximam demais das bicicletas em todas as vias, as ultrapassam de forma perigosa e sem reduzir a velocidade ou que as fecham antes de conversões.
Essas multas cresceram 188% - sem incluir as específicas para a invasão de ciclovias. Os demais tipos de infração de trânsito subiram apenas 4%. E as punições de motoristas por desrespeito aos pedestres caíram 10%.
A gestão Haddad atribui a queda à maior consciência de motoristas, por exemplo, sobre a prioridade de quem está a pé na faixa de travessia. É criticada, porém, por técnicos que consideram ter havido esvaziamento do programa de proteção a pedestres, vitrine da gestão Kassab.
"Trabalhamos esses anos na proteção ao pedestre. Agora é a vez de reforçar o segundo agente mais vulnerável: o ciclista", diz Tadeu Duarte, diretor de planejamento da CET.
SOB PRESSÃO
A arrecadação com multas de trânsito no primeiro semestre foi de R$ 396,2 milhões, alta 0,5% ante 2013.
O programa de fiscalização por desrespeito aos ciclistas foi criado há dois anos por pressão de ativistas depois da morte de ciclistas nas avenidas Paulista e Pirajussara.
O aumento nas multas ocorreu antes mesmo de a gestão Haddad intensificar seu plano de 400 km de ciclovias, em julho deste ano.
A implantação das pistas foi motivo de polêmica com moradores, motoristas e comerciantes, que alegam conflitos na circulação e problemas de segurança na implantação das pistas.
Com a maior circulação de bicicletas, Duarte avalia que as multas tendem a subir.
Em relação à disparada até junho, segundo ele, os agentes de trânsito ficaram mais "atentos" a essas infrações pelo fato de essa ser uma nova prioridade da companhia.
A CET diz que pretende ainda neste ano adaptar radares para que possam multar carros que invadem ciclovias.
Esses aparelhos estão sendo instalados com várias funções - podem flagrar também excesso de velocidade, desrespeito ao rodízio e invasão à faixa de ônibus.
A implantação começou em abril e deve durar um ano.
O número de radares vai crescer 40% e chegar a 843. Até agora, 132 aparelhos já estão em funcionamento - embora ainda não estejam aptos para as pistas de bicicletas.
Se trafegar pelas ciclovias rende multa de R$ 574,62, estacionar sobre ciclovias é infração grave, punida com multa de R$ 127,69.
Fonte: Folha de S. Paulo, 19 de agosto de 2014