Os valores, ainda sujeitos a alterações, são mais altos do que os cobrados atualmente nas duas garagens subterrâneas já construídas pelo governo municipal (a do Parque Trianon, na região central, e a que fica perto do Hospital das Clínicas). Eles aparecem no edital de licitação para conceder a construção e a operação das garagens à iniciativa privada. O documento foi publicado dia 28 pela Secretaria Municipal de Transportes.
Para calcular as tarifas, a pasta levou em conta as tabelas de estacionamentos que já funcionam na vizinhança. Além disso, estimou o tempo médio que os veículos deverão passar usando o serviço em cada garagem. É por isso que o preço não foi dividido por hora exata.
A justificativa para que a garagem do Mercado Municipal seja a que mais pese no bolso dos motoristas se explica, segundo a gestão Gilberto Kassab, por "sua localização privilegiada" e pelo "fácil acesso para os usuários". Além disso, o padrão de qualidade exigido do serviço será superior ao que a concorrência oferece no entorno. O equipamento ficará sob a Avenida Mercúrio, perto da esquina com a Rua Cantareira. Todos os valores se referem ao preço médio calculado para o primeiro ano de concessão das garagens.
Outro estacionamento será construído embaixo da maior parte da Praça Fernando Costa, "com exceção do trecho onde a concentração de árvores no nível térreo é alta". Ou seja, na esquina mais ao sul com a Rua 25 de Março. De acordo com o edital, essa construção permitirá "o acesso de todas as regiões da cidade".
No caso da Praça Roosevelt, o acesso será pela Rua Martinho Prado, onde também ficarão a administração e a recepção.
Receita
As concessionárias poderão ainda ter outras fontes de receita, como a exploração de espaços de publicidade e o uso de quiosques de comércio e serviços. A previsão é de que, no terceiro ano de concessão, a receita atinja R$ 20,3 milhões.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 30 de julho de 2012