Parking News

Com os avanços da tecnologia, cada vez mais empresas investem em equipamentos e serviços para facilitar a vida das pessoas. Em São Paulo, uma pequena empresa desenvolveu um sistema pela internet que permite ao passageiro localizar um táxi bem rápido nas grandes cidades. São Paulo, mais de 11 milhões de habitantes, trânsito complicado, sistema de transporte deficiente. Qualquer negócio que facilite a mobilidade das pessoas tem tudo para dar certo. Foi o que fez o empresário Nathan Ribeiro. Ele enxergou a oportunidade e lançou um sistema que localiza, por satélite, taxistas mais próximos de onde está o passageiro, explica o G1.
"Cada táxi tem um aparelho que é rastreado por GPS e esse aparelho comunica a cada 30 segundos as coordenadas do táxi. No momento em que a solicitação de corrida acontece, o sistema rastreia o táxi livre que seja mais próximo do cliente, em um raio de sete quilômetros, e envia para ele um convite para realizar a corrida. O taxista aceitando, a corrida é realizada", diz o empresário.
Na prática, funciona assim: o cliente entra na internet pelo computador ou celular, solicita uma corrida de táxi, e pode até escolher como quer o serviço.
"Além de informar o endereço onde está localizado, ele pode fornecer preferências com relação ao taxista e ao táxi, por exemplo, (...) um taxista que seja fluente em inglês e que também pague com um determinado cartão de credito", explica.
Feita a solicitação, o sistema começa a operar. Em segundos, faz a busca, e localiza o táxi mais próximo que atende às exigências do passageiro. O taxista aceita o pedido - e o sistema envia a confirmação. Para passageiros, não existe nenhum pagamento extra, basta fazer o cadastramento pelo site.
A empresa ganha dinheiro cobrando comissão do taxista: R$ 4 por corrida. E também oferece a facilidade de receber o pagamento do passageiro por voucher. Para o empresário, a grande vantagem é que o sistema dispensa central de atendimento, e reduz custos. Um ano depois de entrar em operação, o sistema tem 230 taxistas e 2 mil clientes cadastrados.
O sistema funciona com um aparelho, que é um celular com acesso a GPS e a internet. Traça a rota e envia para o cliente a previsão do tempo de chegada.
A empresa espera fechar o ano de 2012 com 20 mil corridas realizadas e um faturamento de R$ 430 mil. O grande mérito do sistema é que ele aproxima quem procura e quem oferece serviços. Em dois anos, a previsão é estar em todas as capitais brasileiras que sediarão os jogos da copa do mundo. Para o empresário, o mercado é muito mais amplo.
"Nós iniciamos com o táxi, porém existem outros serviços onde é muito importante a proximidade do demandador com o provedor do serviço, exemplo, serviços de moto boy, serviços de guincho, serviços de manutenção de elevador, encanadores etc. Nesse mercado nós esperamos crescer bastante", afirma.
Fonte: portal G1, 29 de julho de 2012

Categoria: Geral


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