E traz para esse mercado a novidade do pré-pago - usuários que utilizam as rodovias pedagiadas poderão carregar seus "tags" periodicamente, sem pagar mensalidade. "O mercado de pedágio automático está engatinhando no Brasil e a projeção é que a concorrência em São Paulo provoque uma grande aceleração", diz Marcelo Nunes, diretor da DBTrans.
Segundo Nunes, a empresa investiu "R$ 70 milhões em tecnologia para atuar nos três estados". Pelos seus cálculos, o mercado de pedágio no Brasil movimenta hoje entre R$ 6 bilhões e R$ 7 bilhões por ano, embora as transações automáticas ainda representem pouco.
A STP, administradora dos serviços de pagamento eletrônico Sem Parar e Via Fácil, atua há dez anos nesse mercado. Segundo nota da empresa, "um dos diferenciais competitivos da STP é oferecer um produto interoperável, ou seja, com uma única conta o cliente pode realizar pagamentos em todas as rodovias que possuam o serviço". Ainda segundo a empresa, o Sem Parar/Via Fácil é aceito também em 99 estacionamentos de shoppings, aeroportos, hospitais e universidades. A STP não comenta a diferença de preço oferecida pelo concorrente, entendendo que "toda concorrência é sadia".
Fonte: jornal Valor Econômico (SP), 29 de setembro de 2011