De acordo com a proposta, os veículos com placas com fins 1 e 2 ficariam proibidos de rodar às segundas-feiras nas principais vias do Plano Piloto e das cidades-satélites. Na terça-feira, a proibição atingiria os carros com placas terminadas em 3 e 4. Na quarta-feira, 5 e 6. Nas quintas-feiras, os veículos com placas terminadas em 7 e 8. Na sexta, ficariam impedidos de circular os carros com placas terminadas em 9 e 0. Nos finais de semana e feriados, o tráfego seria liberado para todos.
Segundo informações do Departamento de Trânsito (Detran), o DF tem atualmente mais de 1,2 milhão de veículos. Em julho deste ano, o governador Agnelo Queiroz anunciou que uma garagem subterrânea será construída na Esplanada dos Ministérios para amenizar o problema da falta de vagas no centro de Brasília. De acordo com o governador, a obra seria feita por meio de uma parceria público-privada.
No primeiro trimestre deste ano, o Detran fez 996 autuações por uso ilegal de vagas para pessoas com deficiência e 1.232 por infração à reserva a pessoas idosas.
Fonte: portal G1, 29 de setembro de 2011