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A Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) e a Nissan anunciaram em28 de setembro sua colaboração em um projeto para desenvolver um sistema de interface que permita aos carros se anteciparem às manobras do motorista e fixar os parâmetros necessários, como velocidade e posicionamento, para aumentar a segurança. Segundo a agência EFE, o projeto é dirigido na EPFL pelo espanhol José Millán, coordenador da equipe que investiga o uso direto dos sinais do cérebro para controlar dispositivos e interagir com o entorno.
"A partir do momento em que o carro puder analisar o pensamento do motorista, será capaz de antecipar seus deslocamentos", destacou a instituição acadêmica ao anunciar o início da pesquisa.
De acordo com a EPFL, quando o motorista pensar em ir para a direita, o veículo vai se preparar para a manobra, determinando a velocidade adequada e se colocando na posição correta para realizar o movimento, alcançando resultados positivos na segurança viária.
O projeto pretende aplicar estatísticas para prever as intenções do motorista e avaliar seu estado cognitivo em relação ao entorno.
"Através da medição da atividade cerebral, de padrões do movimento dos olhos e de uma verificação do entorno, com o apoio dos próprios sensores do veículo, deverá ser possível prever o que a pessoa planeja fazer, se girar, ultrapassar ou mudar de pista", segundo um comunicado publicado pela Nissan.
Já Millán afirmou que "a ideia é combinar a inteligência humana com a inteligência artificial do automóvel para eliminar todos os conflitos entre as duas e conseguir uma tecnologia motorizada mais segura".
Fonte: agência de notícias EFE, em Genebra, 28 de setembro de 2011

Categoria: Geral


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