Uso de celular ao volante para enviar SMS aumenta 50% nos EUA, inca pesquisa (09/12/2011)
O envio de mensagens de texto enquanto motoristas dirigem, apesar de proibido em vários Estados americanos, aumentou 50% no último ano, segundo uma pesquisa feita pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Rodovias (NHTSA, na sigla em inglês). As informações são da agência AP e foram divulgadas pelo UOL Notícias. O levantamento feito pelo órgão nacional leva em consideração fotos tiradas de motoristas enquanto passam por determinados cruzamentos e semáforos. Foram observados comportamentos como o uso de celulares e outros dispositivos móveis, que permitem às pessoas enviar mensagens, checar e-mails, navegar na internet e jogar. Cerca de 1% dos motoristas foram flagrados enviando SMS ou manipulando esses aparelhos; um aumento de 50% em relação ao ano anterior.
Em outra pesquisa separada, com entrevistas por telefone, cerca de 18% dos motoristas admitiram que já enviaram mensagens ou e-mails enquanto dirigiam. Quando observada uma faixa etária mais jovem, de 21 a 24 anos, o percentual aumenta consideravelmente: cerca de 50% dos motoristas. A maioria dos entrevistados também afirmou que atenderia o celular enquanto dirige e que continuaria a dirigir enquanto conversa pelo aparelho.
Foram entrevistados pela NHTSA cerca de 6 mil motoristas, com idades a partir de 18 anos, durante o ano de 2010. Nos EUA, já existe a proibição do uso do celular ao volante em 35 Estados.
Durante 2010, ocorreram 3.092 mortes em acidentes nos quais motoristas tiveram distrações, aponta a NHTSA.
Fonte: UOL Notícias, 9 de dezembro de 2011