Mas os demais tipos de veículos também atingiram menos pedestres depois do início da campanha. No caso dos carros, por exemplo, o número de acidentes foi reduzido de 92 para 80, na mesma comparação. E os de motos, de 58 para 35. O único meio de transporte que atropelou mais neste ano do que no ano passado foram as bicicletas: dois casos neste ano, nenhum em 2010.
Os dados divulgados pela CET são coletados no Instituto Médico-Legal (IML) e no Sistema de Informações Criminais (Infocrim) e, por isso, têm dois meses de atraso.
O total de atropelados em toda a cidade teve uma pequena redução, de 7,3%, na comparação entre os dois períodos, de 2.275 para 2.108 pessoas. O total de mortos acompanhou o mesmo índice. Caiu 7,4%, de 188 para 174 vítimas.
Multas
Entre maio e o dia 2 de dezembro, a CET aplicou mais de 64 mil multas por desrespeito ao pedestre na cidade. Isso representa uma média de 1,4 mil por dia útil. A fiscalização já responde por 10% de todas as multas que os marronzinhos aplicam.
Deixar de dar preferência ao pedestre durante uma curva, com 25 mil autuações, e furar o semáforo vermelho, com 24 mil ocorrências, são as infrações que lideram a lista.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 8 de dezembro de 2011