Parking News

O número de multas por desrespeito aos pedestres já corresponde a 17% do total de autuações diárias feitas pelos marronzinhos em São Paulo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que, em média, os agentes de trânsito anotam de 8 mil a 10 mil infrações por dia útil nas ruas da capital. Do montante, entre 1,4 mil e 1,7 mil são por atitudes como deixar de dar a seta, não priorizar quem está andando a pé na faixa e avançar o sinal fechado. Essa proporção chama a atenção porque faz somente quatro meses que a CET intensificou a fiscalização de ações que colocam em risco a integridade dos pedestres. Antes, esses enquadramentos não eram anotados com tanta frequência nos bloquinhos dos agentes de trânsito.
O Jornal da Tarde lembra que o programa de fiscalização mais rígida começou na região central em 8 de agosto e foi expandido para a cidade inteira a partir de 19 de setembro. Ao todo, 86.399 multas foram aplicadas pela CET por desrespeito aos pedestres. A infração que mais gerou autuações - 32.643 - foi não dar a seta, seguida de deixar de priorizar pedestres nas conversões, na faixa a eles destinada, e de aguardá-los concluir a travessia. As três atitudes levaram a 25.095 autuações. Depois, vêm avanço do sinal vermelho, com 24.129 multas, e parar sobre a faixa de travessia - 3.731. Os dados são de 8 de agosto a 2 de dezembro.
Para o consultor de engenharia de tráfego Horácio Augusto Figueira, a intensificação da fiscalização precisa ser feita com mais afinco em pontos mais afastados do centro. Segundo ele, só assim a maioria dos motoristas vai entender que as regras precisam ser respeitadas em todos os lugares.
Figueira defende a realização de rodízios para levar a fiscalização para todos os cerca de 7 mil cruzamentos semaforizados da cidade. A escolha dos pontos seria feita de forma aleatória, por computador.
Para auxiliar os marronzinhos no programa de proteção aos pedestres, cerca de 200 câmeras de monitoramento vêm sendo usadas pela CET. Elas podem flagrar e até multar infrações. Até o último dia 2, 801 multas foram aplicadas por esses equipamentos.
Fonte: Jornal da Tarde, 9 de dezembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Garagem (08/12/2011)

O comitê paulista da Copa discutiu dia 8 de dezembro mudanças na circulação de carros e na área de estacionamento do Itaquerão para contemplar novas exigências da Fifa. Segundo a Folha de S. Paulo, a (...)

Avenida Paulista completa 120 anos (08/12/2011)

A avenida que se transformou em um símbolo da grandeza de São Paulo completou 120 anos no dia 8 de dezembro e o repórter Ernesto Paglia mostrou no Jornal Nacional alguns motivos da importância da Paul (...)

Zona Azul ide o Itaim (10/12/2011)

Em torno dos modernos edifícios e empreendimentos do Itaim Bibi, na Zona Oeste, o trânsito tem ficado cada dia mais congestionado e dado mais dor de cabeça para os motoristas. Para diminuir as filas n (...)

Periferia concentra alta de acidentes (13/12/2011)

O programa de proteção aos pedestres, iniciado em maio na região central de São Paulo, não foi suficiente para reduzir o número de atropelamentos em algumas das avenidas mais violentas da cidade. Dos (...)


Seja um associado Sindepark