Parking News

Técnicos entrevistados pela Folha de S. Paulo para falar das tendências do trânsito diante do crescimento da frota paulista, que no saldo deste ano já recebe mais de 1.300 veículos por dia, prevêem que a vida de quem se desloca de carro na cidade vai se tornar cada vez mais difícil ou, no mínimo, mais cara. Será uma conseqüência inevitável às medidas de restrição ao uso do automóvel que a Prefeitura deverá adotar nos próximos quatro anos.
Para amortizar os impactos seria necessário construir uma avenida como a Paulista por semana na cidade - medida obviamente inviável. A maioria dos técnicos considera que não há Rodoanel, limitação ao transporte de carga, expansão da rede do metrô ou modernização de semáforos capaz de reverter a tendência de restrição ao carro, ainda que possa postergá-la.
Há quem acredite que, assim como Londres, São Paulo vai aderir ao pedágio urbano. Outros apostam na restrição ao estacionamento em via pública. Alguns avaliam que a restrição ao transporte individual será somente física, com a priorização dos coletivos. Ou seja, com mais corredores de ônibus, carros perderão espaço. A construção de mais linhas de metrô está longe de ser considerada suficiente para contornar a piora do trânsito.
Jaime Waisman, professor da USP, no curto prazo, defende restrição de estacionamento e ampliação dos corredores. O consultor Flamínio Fichmann aposta numa perspectiva mais radical, a do pedágio urbano, sob risco até de a piora do trânsito resultar em mais impopularidade do que a decisão pela cobrança.
"Apesar de a via ser pública, ela é apropriada de forma individual. Quem usa carro tende a se deslocar mais. E quem usa mais tem que pagar mais, como é com um telefone", defende Vernon Kohl, também favorável ao pedágio urbano, embora acredite que a medida seja "coisa para quatro, cinco anos". Até lá, avalia Kohl, as viagens de automóvel devem ser reprogramadas. O especialista Bernardo Alvim aposta em medidas radicais em favor do transporte coletivo.
Fonte: Folha de S. Paulo, 25 de agosto de 2008

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Cambistas vendem cartão a R$ 10,00 (25/08/2008)

Vendedores clandestinos que atuam nos portões no lbirapuera (Zona Sul) estão vendendo por até R$ 10,00 cada cartão de Zona Azul, obrigatório desde fevereiro de 2007 para estacionar dentro do parque. O (...)

Estacionamento dá lugar a préo (25/08/2008)

Um novo prédio com sistema inteligente de segurança e baixo consumo de energia será erguido no Centro do Rio, num terreno de 2,5 mil m2, que pertence à Academia Nacional de Medicina. A área, na Avenid (...)

Primeira CNH fica mais fícil (24/08/2008)

As novas regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começam a valer em 1º de janeiro de 2009. A resolução, divulgada dia 23 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), prevê alteraçõ (...)

Transportando o "pet" com segurança (22/08/2008)

Levar o animal de estimação para passear de carro requer atenção e cuidado não apenas com a segurança, mas com a lei. Conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista flagrado levan (...)

Câmara aprova penas alternativas (20/08/2008)

O plenário da Câmara provou projeto que define as penas alternativas que podem ser aplicadas em casos de crime de trânsito. Pelo projeto, no caso em que houver condenação com penas alternativas (crime (...)

nheiro jogado fora (20/08/2008)

De janeiro até 31 de julho deste ano, pardais e lombadas eletrônicas flagraram 1,12 milhão de infrações de trânsito na cidade. Um lamentável recorde está a caminho, pois nos doze meses de 2007 foi apl (...)

Polícia autua 91 guardadores (26/08/2008)

O 23º DP abriu inquérito contra 91 flanelinhas que atuavam no estádio do Pacaembu, na capital paulista, no domingo, dia 2. Conforme veiculou a Folha de S. Paulo, eles foram acusados de exercício ilega (...)

Licitação para duas garagens no RJ (26/08/2008)

Anunciada em junho, a licitação para a construção de duas garagens subterrâneas na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, uma na Praça General Osório, em Ipanema, outra na Praça do Lido, em Copacabana, (...)


Seja um associado Sindepark