O estudo se opõe aos dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, somente 1,82% dos 128 mil incidentes em rodovias federais no último ano foram causados por problemas nas vias. Para corrigir esses defeitos nas estradas, o instituto sugere a análise da geometria das curvas.
Segundo o Ipea, soluções de baixo custo, como reforço na sinalização, evita atropelamentos. Os estudos mostram que incidentes com pedestres foram 3,6% do total de ocorrências em estradas federais de julho de 2004 a julho de 2005. No entanto, o número de mortes chega a 19,1%.
De acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), as vias federais são adequadas e seguem normas técnicas de engenharia. Ainda assim, o órgão fará um levantamento até dezembro sobre os trechos críticos. A Concessionária Régis Bittencourt, administradora da BR-116, vai rever as curvas da estrada.
Fonte: Folha de S. Paulo, 23 de agosto de 2008