Os fornecedores serão escolhidos via licitação, que destacará uma empresa para explorar o serviço.
O primeiro passo será uma audiência pública, dia 20, em que o sistema será apresentado. O edital será publicado em seguida.
O modelo ainda será escolhido. Hoje existem equipamentos que imprimem comprovantes que precisam ser deixados no carro e outros em que o controle é digital. A forma de pagamento varia: dinheiro, cartões ou celular.
O edital irá prever que os investimentos, como o fornecimento dos parquímetros, sejam feitos pela iniciativa privada, em troca de uma porcentagem da arrecadação.
São Paulo tem hoje cerca de 37 mil vagas de Zona Azul. Será necessário instalar ao menos 2.000 parquímetros.
A tarifa hoje é de R$ 3 por folha, em geral por uma hora de estacionamento. Em 2012, a cobrança gerou R$ 63,7 milhões. A taxa de lucro é de 50%.
Os parquímetros são usados em mais de 20 cidades do país, como em Porto Alegre e no ABC Paulista.
Prós e contras
Os defensores argumentam que ele permite uma taxa mais justa, pois há cobrança proporcional.
Alegam ainda que acabam com a dificuldade de achar pontos de venda. Outro benefício é inibir flanelinhas que cobram taxas exorbitantes - como o dobro do preço oficial, em locais concorridos.
Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de janeiro de 2013