Gary Shapiro, presidente e CEO da CEA, revela que o setor representado pela entidade estima um aumento de quase 20% nas tecnologias instaladas de fábrica nos veículos, para US$ 11 bilhões em 2014, com o avanço de soluções que tornam os carros cada vez mais conectados e permitem a utilização de dispositivos móveis como coadjuvantes. A cifra inclui sistemas como o OnStar, da GM, e o Sync, da Ford, que oferecem informação, entretenimento, comunicação, segurança e serviços de assistência ao motorista. Pesquisa da CEA informa que 17% dos lares norte-americanos possuem veículos equipados com sistemas de comunicação e segurança conectados.
As empresas relacionadas ao setor automotivo na CES 2014 vão ocupar mais de 140 mil metros quadrados na exposição, o que representa um crescimento de 25% em relação ao evento de 2013. Fazem parte da relação nomes conhecidos como Delphi, Dual Electronics, JVC Kenwood, Mitek, Pioneer e QNX. No total, a CES contará com mais de 3.200 expositores.
"O carro está se tornando o maior de todos os dispositivos móveis", disse ao The Wall Street Journal o analista Thilo Koslowski, da empresa de pesquisas Gartner, um especialista em dispositivos eletrônicos avançados para carros. Ele antecipa uma crescente disputa entre a Apple e o Google durante a CES 2014, com a busca de aliados para levar suas tecnologias para dentro dos veículos.
Fonte: Automotive Business, 6 de janeiro de 2014