O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, acompanharam dia 1º o funcionamento do sistema.
Quando o sensor detecta a presença de um ônibus parado na faixa à espera do semáforo, o sinal vermelho exclusivo abre 12 segundos antes do que o dos carros. Essa diferença de tempo permite que o coletivo faça a conversão para a faixa exclusiva de ônibus, que, neste ponto da Rua Clélia, passa do lado direito para o esquerdo da via. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), antes os ônibus percorriam cerca de 200 metros para fazer a transposição. Agora, poderão realizá-la já na área de cruzamento.
Ultrapassagem
Sem especificar quais, Tatto disse que outros cinco pontos da cidade poderão ter o sistema. O secretário afirmou também que há outro projeto sendo estudado, o "queue jump" de ultrapassagem. Neste, o motorista de ônibus conseguirá, por meio de um botão dentro do coletivo, fazer com que semáforos instalados antes de cruzamentos fechem para os carros para que ele consiga ultrapassar outro coletivo que esteja parado no ponto.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 2 de abril de 2014