Mesmo quem só estiver de passagem pela Radial será proibido de transitar pela via e encaminhado a desvios.
Segundo o Comitê Paulista da Copa, do governo do Estado, o esquema de mobilidade acaba de ser definido em conjunto com a prefeitura.
Só poderão entrar na área proibida e estacionar nos bolsões perto do estádio os veículos credenciados pela Fifa, como os de convidados, autoridades ou membros da organização, por exemplo.
Pessoas com deficiência que compraram ingressos também terão acesso.
A operação do trânsito será feita pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que afirma ainda estar discutindo os detalhes do plano, como as rotas alternativas.
O objetivo é que a maior parte dos torcedores chegue ao estádio de metrô ou de trem: 75 mil pessoas são esperadas no Itaquerão e em seu entorno em cada jogo.
A ideia é que o torcedor use o metrô para chegar aos setores verde e azul do estádio e os trens da CPTM para o vermelho e o amarelo.
A operação será reforçada com mais trens, e, no caso da CPTM, haverá um serviço expresso que levará da Luz à Itaquera em 20 minutos.
Segundo Roberto Arantes Filho, coordenador da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o esquema não é obrigatório, mas foi pensado para que nenhum sistema fique sobrecarregado, especialmente nos dias úteis - quando já ocorre superlotação.
Dois jogos cairão em feriados. Há expectativa de que a prefeitura decrete feriado na abertura (12 de junho), mas ainda não houve decisão.
Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de abril de 2014