"Falta investimento em novas tecnologias para poder manter o sistema operando com qualquer condição climática. São Paulo não pode ter esse tipo de problema", afirma o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito (Abeetrans), Silvio Médici.
A Prefeitura instalou as 200 baterias neste ano. Os aparelhos colocados nos controladores dos semáforos garantem quatro horas de energia, o que permite que a sinalização nesses locais funcione mesmo durante um apagão e, principalmente, após as tempestades. A administração municipal afirma que serão instalados "em breve" mais 174 aparelhos no-breaks, adquiridos em parceria com a AES Eletropaulo.
Além da fragilidade, falta inteligência ao sistema semafórico da cidade. Atualmente, 1.633 dos 6.156 cruzamentos com faróis contam com o sistema inteligente. Mas, por falta de manutenção, apenas uma parcela funciona efetivamente.
Especialistas afirmam que semáforos inteligentes podem melhorar o trânsito em até 25%.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de dezembro de 2012