O número corresponde aos passageiros da Azul e da Trip, companhias que agora formam uma só empresa e operam exclusivamente no Terminal 4. Antes, era a Webjet (comprada pela Gol e depois extinta), que também não preenchia o vazio do terminal: movimentava 7 mil passageiros por dia, metade da capacidade. O número de voos das duas companhias também é irrisório: são 42 operações - 21 decolagens e 21 pousos por dia. Nos horários de pico, os terminais 1 e 2 recebem a mesma quantidade de aviões em apenas uma hora.
Os dois terminais do aeroporto também receberam um volume recorde de passageiros em 2011: 30 milhões em um ano. Superlotados, operaram 15% além da capacidade instalada. Na teoria, o Terminal 4 aumentaria a capacidade geral do aeroporto em 5,5 milhões de passageiros/ano. Na prática, mesmo depois da inauguração, os outros continuam apertados e ele, ocioso.
À época da inauguração, em 8 de fevereiro, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) instalou 34 posições de check-in no Terminal 4, o que daria, com folga, para atender os passageiros. A Webjet usava menos de cinco. A Azul diz que usa 10. O restante fica vazio. Como há menos de uma decolagem por hora, não há filas.
Outro lado
A GRU Airport, concessionária que hoje administra Cumbica, disse que quer dar um "upgrade" nas operações do Terminal ainda em 2013, levando outras empresas para lá.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 17 de dezembro de 2012