Além disso, em 160 paradas dos seis corredores chamados "inteligentes" - porque contam com fibra ótica - o sistema vai informar a hora exata em que o ônibus deve passar por ali.
O acesso ao sistema será feito pelo endereço olhovivo.sptrans.com.br.
O sistema acerta o horário exato em 67% das vezes, diz Mauricio Lima Ferreira, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação e Receita da SPTrans. Com uma diferença de dois minutos, o índice de acerto sobe para 90%.
Ferreira explica que o usuário terá acesso à mesma base de dados usada pelos técnicos da SPTrans para monitorar a rede de 15 mil veículos divididos em 1.360 linhas e espalhados por 17 mil pontos em toda a cidade. A SPTrans atende em média 9 milhões de passageiros por dia.
Cada veículo é equipado com um sistema que passa sua localização, via satélite, a cada 85 segundos.
WI-FI
Desde ontem, oito paradas do corredor Rebouças, na região central, têm internet sem fio disponível aos usuários. De graça. O acesso será feito por no máximo 15 minutos. O usuário terá de se cadastrar, também gratuitamente. Passados os 15 minutos, a conexão cairá e o usuário só poderá voltar ao sistema no mínimo uma hora depois.
Há bloqueios aos conteúdos pornográficos ou de apologia a crimes.
O serviço já funciona no terminal Santo Amaro, na região do Largo Treze (zona sul), mas o primeiro ponto instalado foi na parada da rua Consolação com a avenida Paulista.
Fonte: Folha de S. Paulo, 26 de março de 2012