As aulas fazem parte da ampliação da educação de trânsito como forma de combater os acidentes com motocicletas, proposta pelo Detran junto ao Comitê de Prevenção de Acidentes com Motocicletas (Cepam) e acontecem hoje e amanhã, no bairro da Iputinga, no Recife. A capacitação conta com doze horas de aulas, passando por temas como ética, cidadania, meio ambiente, legislação, segurança de trânsito e socialização de projetos. Após a capacitação, serão distribuídos 100 kits pedagógicos.
Os acidentes de moto no Brasil representaram 30,6% dos casos de óbito por causas externas com transporte terrestre em 2010, de acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), criado pelo Ministério da Saúde em 1975 para obter regularmente dados sobre mortalidade no país. Na maior emergência de Pernambuco, o Hospital da Restauração, quase trinta mil vítimas de acidentes de motocicleta foram atendidas entre os anos de 2000 e 2010. Entre os pacientes do HR, 30% assumiram para os médicos ter ingerido bebida alcoólica. Estavam sem capacete 27% deles e 77% não tinham carteira de habilitação. Muitos vieram do interior.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um paciente de moto custa mais de R$ 150 mil ao serviço de saúde dentro do hospital. Contando o socorro, a licença médica, a aposentadoria, o gasto é de quase um milhão.
Fonte: portal G1, 25 de março de 2012