Em algumas cidades onde esses semáforos foram instalados, os atropelamentos caíram 60%. Agora só falta resolver o problema dos congestionamentos.
O pedestre olha e sabe o tempo exato que tem para atravessar a rua. Em uma avenida, são 17 segundos. "Eu acho bom", diz uma senhora. "Livra a gente de ter acidente", comenta um senhor. "Eu acho que não funciona", opina uma paulista.
O motorista também pode acompanhar os segundos que faltam para o sinal abrir ou fechar. "Você espera o tempo exato, já coloca a primeira e vai embora", defende uma motorista.
Em Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, a prefeitura instalou 21 semáforos com contagem regressiva. O secretário de Transportes da cidade, Claudinei Pereira, diz que em três meses de funcionamento houve redução dos atropelamentos e acidentes: "Nós estamos comemorando a diminuição das colisões de veículos em 43% e 67% de atropelamentos".
Esse tipo de semáforo não resolve aquele tormento dos motoristas que são os congestionamentos. Mesmo em uma cidade pequena como Taboão da Serra, as filas são bastante frequentes. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), feita em três cidades do interior de São Paulo, mostrou que o semáforo com contagem regressiva não evita o problema.
O cronômetro ajuda a diminuir os acidentes de trânsito. Agora, o ideal seria ter semáforos com cronômetro e sincronizados para evitar o "anda e para" que irrita muitos motoristas pelo País.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 18 de janeiro de 2011