A zona sul foi beneficiada com mais 5,2 km de faixa exclusiva na avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, em ambos os sentidos, no trecho entre as avenidas Engenheiro George Corbisier e Assembleia.
Já na região central houve a inauguração de mais 1,1 km de corredor, que passa pelo viaduto Dona Paulina, praça Dr. João Mendes, rua Anita Garibaldi e avenida Rangel Pestana, até a região do parque Dom Pedro 2º.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o lançamento não compromete a ciclofaixa operacional de lazer da praça Dr. João Mendes, ativada normalmente aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h, porque são dias fora da operação da faixa exclusiva.
Mas, como informou o órgão, houve algumas alterações no sistema viário da região central. No acesso da avenida 23 de Maio para o viaduto Dona Paulina, foi implantado um novo semáforo. E, nos horários de operação da faixa exclusiva, o movimento de conversão do viaduto para a rua Quintino Bocaiúva só é permitido para os ônibus. Os demais veículos têm como opção o contorno pela praça Dr. João Mendes, avenida Liberdade, rua Álvares Machado e rua Dr. Rodrigo Silva.
Para viabilizar este percurso, a CET afirma que a rua Dr. Rodrigo Silva teve seu sentido de circulação invertido. Na avenida Rangel Pestana, a pista sentido praça da Sé, entre a rua Dr. Bittencourt Rodrigues e a rua Roberto Simonsen, tem tráfego exclusivo de ônibus no horário de funcionamento da faixa. Já a rua Venceslau Brás tem sentido único de circulação, da rua Dr. Bittencourt Rodrigues para a rua Roberto Simonsen, assim como a rua Roberto Simonsen, entre a rua Venceslau Brás e a rua Floriano Peixoto.
Fonte: UOL, 27 de outubro de 2013