A rodovia surgiu para desafogar o tráfego da Via Anhanguera, até então o principal acesso para a cidade de Campinas, uma das maiores do Estado de São Paulo. Seu projeto foi considerado moderno à época por possuir três faixas de rolamento e trajeto majoritariamente plano e com poucas curvas. Foi eleita em 2004, 2006 e 2012 como a melhor do país pela Confederação Nacional do Transporte.
Privatizada desde 1998, a Rodovia dos Bandeirantes passou por algumas alterações em seu projeto original. Sua extensão foi ampliada em 2001, chegando ao município de Cordeirópolis - antes, a rodovia ia somente até Campinas. Também foi construída uma quarta faixa, em 2006, que se prolonga até Jundiaí.
Atualmente, a rodovia passa por obras para a instalação da quinta faixa, que se estenderá do quilômetro 14 ao 47. A estimativa da CCR Autoban, empresa que administra a estrada, é de que a Rodovia dos Bandeirantes receba cerca de 490 mil carros por dia.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 27 de outubro de 2013