Os números constam do estudo Indicadores de Mobilidade Urbana da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2012. De acordo com os dados, 44,4% dos domicílios em Mato Grosso têm carro e 38,6% têm moto. Entre 2008 e 2012, o aumento nos índices no estado de automóveis foi de 9,6% e, o de motocicletas foi de 8,9%. No total, o percentual de residências que têm transporte privado cresceu 13% entre 2008 e 2012.
A pesquisa afirma que, por conta do aumento acelerado da taxa de motorização da população, o padrão de mobilidade urbana no país tem se alterado, e que o número maior de veículos privados nas ruas significa mais acidentes de trânsito, mais poluição veicular e perda de muito tempo em função dos congestionamentos nos centros urbanos.
Os pesquisadores dizem que a tendência é que o percentual de motos nos lares brasileiros, atualmente em cerca de 20%, aumente rapidamente, principalmente entre os mais pobres, por conta do preço mais em conta do que de um carro. Eles alertam, no entanto, para o crescimento das vítimas de acidentes de trânsito ? mais de 12 mil mortes de usuários de motos ocorrem por ano, de acordo com dados do governo federal, e são o principal motivo de óbitos por acidentes terrestres.
Fonte: portal G1, 24 de outubro de 2013