O resultado do estudo, feito pela Autoinforme com base na cotação da Molicar, indica que a tendência de queda do preço do carro zero, que ocorre desde 2006, permanece forte em 2013.
Depois das altas no primeiro trimestre, a queda do preço foi constante e o aumento discreto de setembro, ao invés de apontar para uma recuperação, confirma a tendência que vem sendo delineada no ano.
Das 49 marcas que atuam no mercado brasileiro, 16 apresentaram crescimento de preço este ano. As marcas com pequena participação nas vendas foram as que mais subiram, como a Aston Martin (+4,80%), a Porsche (+4,99%), a Effa (+5,24%) e a MG (+16,05%).
Renault (+1,24%), Fiat (+1,79%), Chevrolet (+2,33%), Volkswagen (+3,01%), JAC (+3,83%) e Hyundai (+4,34%) também apresentaram crescimento este ano, enquanto Chery (-5,16%), Peugeot (-4,81%), Citroën (-2,78%), Ford (-1,44%), Nissan (-1,29%) e Kia (-0,18%), foram algumas das que tiveram queda de preço de janeiro a setembro.
Entre os carros que mais subiram de preço em setembro, destaque para a Ranger XLS 2.5, com alta de 13,7%, o Focus sedã 2.0, que subiu 11,9% e o Jumper, da Citroën, que ficou 10,5% mais caro, e o Sentra (+9%).
Entre os modelos que ficaram mais baratos no mês, destaque para o Tucson GL, cujo preço caiu 6,3% no mês, o Livina 1.6, que caiu 5,7%, e o Land Rover Range Rover Evoque 4WD, com ? 5,6%.
Fonte: O Mundo em Movimento, 23 de outubro de 2013