Algumas ruas do centro de Osasco, na Grande São Paulo, vão passar a ter cobrança de estacionamento através da Zona Azul. A medida passa a valer a partir do dia 29 de julho. A cobrança, de R$ 1,40 a hora, vai vigorar nas principais vias que circundam o "centro expandido", num total de 40 vias.
A empresa Auto Parque, vencedora da licitação pública, vai gerenciar o serviço por 10 anos, de acordo com o contrato assinado com a Secretaria de Serviços Municipais. A prefeitura vai receber o repasse de 10% do valor arrecadado mensalmente.
Segundo o chefe de gabinete da Secretaria, Lucio Jurcovich, no mês que vem será realizada uma audiência pública para debater os programas de educação no trânsito que receberão recursos. Durante o mês de junho, a Auto Parque fará toda a sinalização e implantação dos parquímetros. Cerca de 50 funcionários vão orientar os motoristas.
O secretário de Serviços Municipais, João Góis, afirma que o principal objetivo é ampliar a rotatividade de veículos circulando pelo centro. "Essa mobilidade vai ajudar os motoristas e também os comerciantes. Hoje, muitas pessoas que trabalham em outras cidades, estacionam os carros próximos às estações de trem e de ônibus, e só pegam os veículos no final do dia. Precisamos ter mais vagas livres para quem quer ir às compras", expõe.
Existem estudos para levar o projeto a outros pontos da cidade considerados "pólos comerciais" afastados do centro. O sistema funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13.
Fonte: DCI (São Paulo), 21 de maio de 2007